Confira abaixo os cinco principais motivos causadores de falhas de funcionamento em grupos geradores.
1. FALTA DE MANUTENÇÃO
O principal motivo de falhas é na grande maioria dos casos a fata de manutenção adequada. A revisão de ítens básicos já são uma boa garantia para o bom funcionamento dos equipamentos.
2. INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO
A instalação por pessoal sem conhecimento técnico e local impróprio são fatores importantes. Veja nossa dica abaixo sobre "O melhor local para instalação do gerador de energia".
3. ESPAÇO FECHADO/ AMBIENTE INTERNO IMPRÓPRIO PARA O FUNCIONAMENTO DO GRUPO GERADOR
4. DIMENSIONAMENTO INCORRETO
O Dimensionamento é um fator de grande importância para que o gerador tenha um bom desempenho. É fundamental que seja realizado um levantamento preciso de todas as cargas e que o dimensionamento seja avaliado por profissional capacitado com toda a atenção.
5. MANUTENÇÃO REALIZADA COM PEÇAS
A utilização de peças paralelas estão mais vulneráveis à quebra precoce e ainda não contam com a garantia do fabricante, além de prejudicar o melhor desempenho do equipamento, causando falhas indesejadas. Recomendamos que a troca de peças seja realizada com peças genuínas e mão de obra qualificada.
Ao reabastecer o gerador com combustível, desligue todos os aparelhos conectados, desligue a chave geral e desligue o gerador. Importante esperar esfriar, pois reabastecer o gerador enquanto ele estiver quente pode causar um incêndio.
Verifique se os aparelhos elétricos ou a chave geral estão desligados quando reiniciar o gerador.
Os grupos geradores não devem ser sujeitos a sobrecarga enquanto estão em funcionamento, mas são concebidos para aguentarem condições de sobrecarga durante um curto período de tempo durante o arranque. Se o grupo gerador em funcionamento ficar sujeito a uma sobrecarga (acima da carga máxima permitida) por longos períodos, poderão ocorrer várias situações, entre as quais destacamos:
• Sobreaquecimento do sistema de refrigeração;
• Sobreaquecimento dos rolamentos do alternador;
• Redução da viscosidade do óleo, resultando numa redução de pressão do óleo;
• Redução da vida útil do grupo gerador.
O gerador deve ser instalado, preferencialmente, em ambiente externo. Se possível, debaixo de uma tenda. Se o ambiente for interno, é aconselhável que tenha uma distância de 3m de janelas e portas, com o objetivo de evitar o acúmulo de monóxido de carbono. O ambiente deve possuir estruturas que garantam a ventilação. Importante que somente pessoas autorizadas e utilizando equipamentos de segurança tenham acesso ao ambiente. A porta deve ficar sempre trancada. É de extrema importância que o gerador não opere em local que esteja com o piso molhado, visto que pode provocar um curto-circuito ou um choque.
Nosso quadro funcional possui técnicos com experiência de mais de 15 anos atuando com capacitação e atualizados às novas tecnologias, treinados para atender de forma imediata, a qualquer hora do dia.